Chegou o momento de se despedir de quatro brasileiros batalhadores. A experiência dos recém-formados à procura do primeiro emprego termina neste domingo (17). Durante um mês, você acompanhou os primeiros passos deles na carreira.
Nossos jovens foram testados na prática, no dia a dia de empresas. Sentiram o gostinho de ter o trabalho reconhecido e também aprenderam a lidar com as críticas. Mas antes de cada um seguir seu caminho, algumas surpresas vêm por aí. E não deixe de conferir as últimas dicas de Max Gehringer.
Mais Dicas do MAX:
Currículo
Deve ser o mais sucinto possível. O que acontece normalmente é que a pessoa que envia o currículo pela internet ou pelos correios tem a impressão de que do outro lado haverá uma pessoa que irá analisá-lo com extremo cuidado. Isso não acontece. As empresas recebem centenas de currículos por dia, as agências de recrutamento recebem milhares, então a avaliação é muito rápida. Eu sempre sugiro que não se perca muito tempo até entrar no assunto principal. Deve ter aquele quadrinho com nome, endereço, telefone (de preferência um celular) e já começar com a principal escola ou curso que fez. Os outros cursos podem estar no final do currículo.
Na segunda linha, se a pessoa tem alguma experiência, deve colocar o principal local onde já trabalhou. Quando se vê o Fantástico, o que acontece no começo do programa? Os apresentadores, em poucos segundos, dizem o que vai acontecer durante o programa para chamar a atenção de quem está em casa. Para o currículo vale o mesmo.
Estágio
O estágio sempre ajuda. Mas é preciso entender que estágio não é emprego. Por lei, é estudo, faz parte do curso que a pessoa está fazendo. Então, para quem avalia, tanto faz se o estágio é remunerado ou não. O jovem não deve se preocupar muito com quanto ele vai ganhar e sim em fazer um estágio bem feito. A qualidade do estágio é o que realmente interessa.
Dinâmicas de grupo
O importante em uma dinâmica de grupo é saber interromper. Existem várias pessoas falando mais ou menos a mesma coisa. Se você esperar que alguém diga para você falar, vai passar a dinâmica inteira calado. Então, existe um momento em que uma pessoa está falando e ela dá uma pausa para tomar fôlego, aí é hora de entrar e dizer algo. Ao mesmo tempo, é importante não falar demais, pois alguém irá interromper. Então, não ser conciso impede que você consiga se expressar.
Fonte: Max Gehringer./ Rede Globo / Fantástico
Gostou deste post? Então, não se esqueça de comentar no link abaixo e assinar nosso RSS Feed ou então se preferir, cadastre-se para receber gratuitamente as postagens por email. |
0 comentários:
Postar um comentário