Cena 1: Você precisa ir ao seu banco solicitar um financiamento para troca de seu carro.
Cena 2: Você, em pleno sábado, precisa abastecer sua casa e vai fazer umas comprinhas no supermercado mais próximo de sua residência.
Cena 3: Você precisa fazer um check-up e vai fazer uma consulta na clínica de seu médico de confiança.
Qual o problema comum com o qual você se depara ou se depararia nas 3 cenas? Se você responde filas e mais filas, você é brasileiro. Já ouviu aquela máxima, de que brasileiro adora fila? Talvez isto seja verdade (e polêmico). Mas, vamos aos argumentos. Alguém poderá argumentar, se há filas é porque os negócios vão indo bem. Pior seria se houvesse ociosidade. Nem sempre.
A formação de filas, principalmente das longas e demoradas, é um sinal de disfunção do sistema de Gestão de Operações de uma organização. Além da demora no atendimento, fator que gera insatisfação em cada 9 de 10 clientes, as filas funcionam como vitrine de ineficiência gerencial em sua organização e formam uma imagem extremamente negativa de sua empresa perante o mercado. Duvida? Faça um teste. Qual a empresa que você não gostaria de frequentar de jeito nenhum e só iria até ela se não houvesse outra opção?
Causas mais comuns das filas
A fila decorre de um fenômeno chamado de estrangulamento ou gargalo, que acontece sempre que a demanda de um tipo de serviço supera a sua capacidade de atendimento. Isso porque, obviamente, o número de clientes de dado empreendimento ou negócio é sempre maior que sua capacidade de atendimento. O problema ocorre quando uma grande quantidade de usuários usam um dado serviço ao mesmo tempo. Mas não é só isso. Muitos empresários se recusam a contratar mais pessoas e abrir novos pontos de atendimento prejudicando a qualidade dos serviços de sua organização. Mas se trata de uma economia temporária, pois os ganhos são neutralizados pela perda de clientes e prejuízos à imagem da marca.
Estratégias para combater as filas
Acabar com as filas é uma tarefa quase impossível, mas existem algumas técnicas gerencias que podem ser usadas para minimizá-las:
1 - Preparar uma escala de trabalho que favoreça o atendimento nos momentos de pico. A impressão que se tem é de que nos dias e horários de maior movimento a quantidade de pessoas atendendo é menor.
2 - Aumentar a capacidade de atendimento, contratando novos funcionários ou usando a tecnologia, como terminais automáticos, serviços pela internet, ou por telefone.
3 - Utilizar estratégias de demarketing. Você não leu errado. O demarketing é uma técnica mercadológica usada quando a empresa quer reduzir a demanda de seus serviços em determinados momentos para equilibrar a relação entre capacidade de oferta e demanda, para evitar os gargalos. Exemplos dessa técnica é a consulta por hora marcada, os preços mais caros do cinema em dias e horários onde a procura é maior, dentre outros.
4 - Desenvolver opções logísticas. Muitas das filas em supermercados, lojas de departamento e bancos são formadas por pessoas que estão apenas desejando pagar uma conta. Essas empresas podem criar soluções inteligentes firmando parcerias com correspondentes bancários e casas lotéricas podem receber e processar o pagamentos dessas contas.
5 - Investir em treinamento e reciclagem constante de seus funcionários. Problemas de produtividade e dificuldades de atendimento podem surgir por falta de treinamento e capacitação.
É importante que as empresas despertem o quanto antes para tomarem as devidas providências para neutralizar o mal das filas. O consumidor está cada vez mais exigente e com menos tempo a perder e não irá suportar mais esta situação. Além das legislações mais severas, a internet se tornou uma importante estratégia para que o consumidor reclamar. Existem inúmeros blogs, comunidades e sites dedicados a defender os interesses dos consumidores. Talvez tenha chegado a hora de se criar um exclusivo com o ranking das empresas com as filas mais longas e demoradas. Pense nisso.
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