[ Desenvolvimento ]
Leitura: hábito que leva ao desenvolvimento
Patrícia Bispo
Jornalista responsável pelo conteúdo da comunidade virtual RH.com.br.
Patrocinado por AncoraRh Informática (www.ancorarh.com.br)
A busca pela disseminação do conhecimento não é apenas mais um assunto na lista de discussão de uma reunião corporativa, mas sim uma questão que precisa ser levada a sério e colocada em prática. Afinal, o fluxo de informações vence fronteiras e chega às organizações, de forma incontestável, em uma velocidade cada vez maior. Resultado: as empresas necessitam contar com profissionais qualificados para enfrentar as exigências de uma competitividade acirrada.
Diante dessa realidade, cada empresa busca desenvolver mecanismos próprios que estimulem o desenvolvimento dos funcionários. Muitas vezes, a solução está em alternativas simples, contudo criativas. Um desses exemplos acontece com a Drogaria São Paulo, que através do estímulo à leitura conseguiu despertar entre os funcionários a capacidade de ver o mundo sob prismas bem mais amplos do que eles poderiam imaginar.
A idéia de instigar a prática de leitura entre os profissionais que atuam na organização surgiu no início da década de 90, graças à iniciativa de um supervisor dos depósitos da empresa que buscou inspiração na biblioteca da faculdade onde estudava. Observando o valor que a leitura agregava à vida das pessoas, ele apresentou a proposta ao presidente da companhia e logo recebeu o apoio inicial para comprar 80 livros para implantar a biblioteca que recebeu o nome Thomaz de Carvalho – homenagem prestada ao fundador da empresa.
O primeiro passo tinha sido dado: os títulos haviam sido adquiridos e, no início, a maioria dos livros tinha cunho didático, especificamente sobre administração de empresas. O acervo da biblioteca cresceu devido às adesões dos funcionários, que para se associarem à biblioteca eram convidados a fazer uma adoção. Para se ter uma idéia de como o hábito da leitura tornou-se uma rotina junto aos colaboradores da empresa, hoje existem bibliotecas em cada unidade da Drogaria São Paulo nas mais de 200 lojas da rede – distribuídas em mais de 40 municípios nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Ceará. Em números, isso significa mais de 60 mil livros disponíveis nas bibliotecas regionais.
Com o passar do tempo, estimular os funcionários a freqüentarem o ambiente literário não era o suficiente para a empresa. Era preciso ir um pouco além e levar os livros até os colaboradores. Foi quando em 2001 surgiu uma nova proposta: criar uma biblioteca itinerante, aonde os livros “caminhariam” até chegar às pessoas. De acordo com Tereza Amorim, gerente de RH da Drogaria São Paulo, a princípio, a Biblioteca Itinerante começou com 1.850 livros que foram doados pelo presidente da empresa, mas hoje o acervo chega a três mil títulos.
Atualmente, cada loja possui uma média de 17 livros que funcionam no sistema itinerante. “As unidades recebem uma relação dos livros em PDF e disponibilizam a relação para todos da equipe. O funcionário pode solicitar um livro que está em outra unidade. O funcionário interessado pelo livro realiza a solicitação, o responsável pela biblioteca faz as anotações do nome do profissional e da loja que está sendo encaminhado o título. O funcionário terá o prazo de 15 dias para concluir leitura e devolver o livro, podendo prorrogar o prazo por mais 15 dias”, explica Tereza Amorim, ao acrescentar que além de contribuir para formação dos colaboradores a leitura é uma alternativa de lazer.
Os títulos – Uma da maneiras encontradas pela Drogaria São Paulo para estimular os funcionários a lerem foi permitir que eles sugerissem a compra de exemplares. Hoje, o acervo é bastante variado e conta com best-sellers do mundo corporativo como: “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter, “Pai Rico Pai Pobre” de Robert T. Kiyosaki & Sharon L. Lechter e “Os 7 Hábitos da Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen R. Covey. Mas para quem é adepto de uma literatura diversificada também estão disponíveis obras como “Os Irmãos Karamazov“ de Feódor Dostoievski, “O Xangô de Baker Street” de Jô Soares, bem como livros didáticos de administração e gerenciamento.
Quando questionada sobre a receptividade dos funcionários em relação à leitura, a gerente de RH mostra-se animada, pois os colaboradores doam livros, apresentam sugestões e a quantidade de adesões tem aumentado. “O investimento na cultura traz mais respeito e credibilidade à organização. Para os nossos funcionários a possibilidade de ter diversos títulos à disposição, permite que eles estudem e façam pesquisas para suas atividades escolares nas horas vagas. O maior benefício conquistado por eles, é o conhecimento adquirido através da leitura”, conclui, ao lembrar que só esse ano a empresa já investiu cerca de 15 mil reais para a compra de novos títulos.
Publicado em 22/04/2008 no www.RH.com.br.
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.
© atodigital.com
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Related Posts
Não preciso de treinamento... Já sei tudo!
Por Dalmir Sant’AnnaPara algumas pessoas, o treinamento é aceito como tortura e, de maneira enérgica, afirma que treinar não passa de um desperdício ...Filme para treinamento: Duelo de Titãs
Sinopse: Herman, um técnico negro de futebol americano, é contratado para trabalhar com um time integrado de duas escolas colegiais, os ‘Titãs’. Herm ...Especialistas em carreira apontam os critérios na hora de procurar um curso
v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);} ...Filme para treinamento: Fuga das Galinhas
Sinopse: Numa fazenda em Yorkshire, a galinha Ginger busca incessantemente um meio de conseguir escapar do fim trágico que seus donos reservaram para ...Filme para treinamento: Aladdin
Sinopse: Após o sultão ordenar que sua filha, a princesa Jasmim, ache um marido rapidamente, ela foge do palácio. Jasmine encontra um tipo meio malan ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
TRANSLATOR (TRADUTOR)
Tags
Administração
Administração do Tempo
Administração e Negócios
Ambiente de Trabalho
Ano Novo
Aprendiz
Apresentação
Atendimento ao Cliente
Aumento Salarial
Autoconhecimento
Autodesenvolvimento
Avaliação de Desempenho
Baby-Boomers
Blog
Boas Festas
Caráter
Caridade
Carreira
Carreira Saudável
CHA
Chiavenato
Cidadania
Cintya Faccioli
Cláudio Tomanini
Coaching
Comédia Corporativa
Competência
Competências
Comportamento
Comprometimento
Comunicação
Comunicador Corporativo
Concentração
Concurso Público
Consultoria
Coragem
Crescimento Profissional
Criatividade
Cultura Organizacional
Currículo
Cursos
Daniel Godri
Demissão
Desenvolvimento
Dinâmica de Grupo
Disciplina
Diversidade
E-Learning
Economia
Educação
Educação a Distância
Efetividade
Eficácia
Elegância
Empreendedorismo
Empreendedorismo Digital
Emprego
Empresa Ideal
Endeavor
Entrevista
Esperança
Estágio
Estilo no Trabalho
Ética
Eventos
ExameTV
Excelência
Facebook
Faculdade
Família
Fator de Sucesso
Feedback
Felicidade
Feliz 2012
Férias
Filmes Recomendados
Finanças Pessoais
Flexibilidade
Frases
Geração X
Geração Y
Geração Z
Gestão de Pessoas
Gestão do Tempo
Google Adwords
Grandes Líderes
Hobby
Home Office
HSM - Multimídia
Humildade
iJumper
Inclusão Social
Independência Financeira
Infoproduto
Iniciativa
Inovação
Inspiração
Integração Escola de Negócios
Inteligência
Internet
Lição de Vida
Liderança
LinkedIn
Links Patrocinados
Livros Recomendados
Loite Career
Luiz Marins
Márcio Mussarela
Mário Persona
Marketing
Marketing Digital
Marketing Multinível
Marketing Pessoal
Maurício Seriacopi
Max Gehringer
Medo
Meio Ambiente
Mercado de Trabalho
Metas
Metodologia
MMN
Motivação
Mudança
Negócios
Networking
Novo Emprego
Novo Facebook
Oportunidade
Oratória
Otimismo
Paixão
Palestras
Pão e Circo
Parábolas
Paradigmas
Parceiros
Perfil Profissional
Persistência
Peter Drucker
Planejamento
Plano B
Plano de Ação
PNL
Polishop
Política
Primeiro Emprego
Problema
Processos
Produtividade
Prof. Menegatti
Professor Menegatti
Profissões
Programa do Jô
Projetos
Promoções
Psicologia
Publicidade
Qualidade de Vida
Qualitymark
Recrutamento e Seleção
Recursos Humanos
Redes Sociais
Reflexão
Reforma Ortográfica
Resiliência
Respeito
Responsabilidade Social
Roberto Shinyashiki
Rogerio Martins
Saia do lugar
Salário
Saúde
Show Business
Sidnei Oliveira
Sociedade
Solidariedade
Solução
Sucesso
Suely Pavan
Superação
Sustentabilidade
Talento
Teatro
Tecnologia
Teleton2011
Terceira Idade
Tom Coelho
Tomada de Decisão
TopBlog
Trabalhar em Casa
Trabalho em Equipe
Trainee
Treinamento
Twitter
Vagas
Valores
Vendas
Vida e Carreira
Vida no Futuro
Vida Pessoal
Vida Profissional
Vídeos Recomendados
Vocação
Você Hightech
Web 2.0
Workshop
0 comentários:
Postar um comentário
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.