segunda-feira, 12 de maio de 2008

ENDOMARKETING: APROXIMANDO EMPRESAS E COLABORADORES

ENDOMARKETING: APROXIMANDO EMPRESAS E COLABORADORES
--------------------------------------------------------------------------------
Naísa Modesto

Grandes somas são investidas em publicidade, treinamento de funcionários, tecnologia e, ainda assim, os resultados não são alcançados. Mas por quê?

Apesar de a valorização do fator humano constar no discurso da maior parte das empresas, nem sempre é isso que acontece na prática. Desenvolver ações que mantenham o colaborador informado e alinhado às práticas da organização não contribui apenas para os índices de produtividade, mas também para a manutenção de um clima positivo e de confiança no ambiente de trabalho. Tudo isso pode ser alcançado com um plano eficiente de Endomarketing.

Flávio Tófani, consultor nas áreas de Comunicação, simplifica a idéia: "Endomarketing vai além da Comunicação Interna. É a possibilidade de promover a gestão da empresa com foco nas pessoas, buscando criar um melhor ambiente de trabalho, através de diversas frentes, como a difusão planejada e eficaz da informação, a valorização do indivíduo, o investimento no profissional, entre outras práticas."

Com um ambiente propício e o fortalecimento da parceria entre empresa e funcionário, acontece o desenvolvimento mútuo: da empresa, como instituição, e da pessoa, como indivíduo e profissional.

Segundo Tófani, as ações do gênero devem ser planejadas com antecedência e trabalhadas como composto Endomarketing-mix, constituído por: produto (empresa), preço (investimentos no funcionário), praça (líderes) e promoção (Comunicação Interna). Para tanto, é essencial conhecer a fundo o cliente interno, adaptar as práticas às necessidades de cada departamento, ouvir o que o colaborador tem a dizer e promover avaliações contínuas – tanto do profissional quanto dos métodos.

Luís Carlos Silva, coordenador do site Endomarketing.com, resume o objetivo das ações: "Envolver os empregados e engajá-los nas ações empreendidas no âmbito interno, principalmente as que visam implementar ou ampliar novos produtos ou serviços."

A principal ferramenta deste processo acaba sendo a Comunicação Interna, até mesmo pela visibilidade que tem dentro da empresa, mas ela não é a única. "Nada supera o discurso da cúpula na formatação dos argumentos de venda das idéias e objetivos aos empregados. Essa, eu diria, é a ferramenta-matriz do Endomarketing", diz Silva.


O BÊ A BÁ DO ENDOMARKETING

Alexandre Carvalho, consultor de Comunicação e Marketing, dá dicas sobre como desenvolver as ações dentro da sua organização.

Carvalho ressalta que é importante levar em conta as exigências dos funcionários na hora da implantação do plano: "Faça uma pesquisa que aponte o que o funcionário gostaria que a empresa fizesse para ele. Fazendo isso ou conversando com cada funcionário, você terá informações sobre excelentes atividades que você pode desenvolver. Acredite: muitas vezes, as ações que eles querem são simples. Saiba ouvir para ter um grande retorno."


NÃO CAIA NESSA!

Promover a Comunicação Interna como grande heroína do Endomarketing não é a saída. As ações desta área estão ligadas a uma série de atividades, que podem surtir efeito em curto, médio ou longo prazo.

Feita a previsão desse período de conquista dos objetivos, é preciso medir o resultado e o alcance das ações, fazendo a relação entre as duas coisas."Assim como no Marketing, o Endomarketing deve ter um link claro e direto com resultados. Isso é básico para se construir uma estratégia vitoriosa", diz Silva.
Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário

TRANSLATOR (TRADUTOR)

Tags

Administração Administração do Tempo Administração e Negócios Ambiente de Trabalho Ano Novo Aprendiz Apresentação Atendimento ao Cliente Aumento Salarial Autoconhecimento Autodesenvolvimento Avaliação de Desempenho Baby-Boomers Blog Boas Festas Caráter Caridade Carreira Carreira Saudável CHA Chiavenato Cidadania Cintya Faccioli Cláudio Tomanini Coaching Comédia Corporativa Competência Competências Comportamento Comprometimento Comunicação Comunicador Corporativo Concentração Concurso Público Consultoria Coragem Crescimento Profissional Criatividade Cultura Organizacional Currículo Cursos Daniel Godri Demissão Desenvolvimento Dinâmica de Grupo Disciplina Diversidade E-Learning Economia Educação Educação a Distância Efetividade Eficácia Elegância Empreendedorismo Empreendedorismo Digital Emprego Empresa Ideal Endeavor Entrevista Esperança Estágio Estilo no Trabalho Ética Eventos ExameTV Excelência Facebook Faculdade Família Fator de Sucesso Feedback Felicidade Feliz 2012 Férias Filmes Recomendados Finanças Pessoais Flexibilidade Frases Geração X Geração Y Geração Z Gestão de Pessoas Gestão do Tempo Google Adwords Grandes Líderes Hobby Home Office HSM - Multimídia Humildade iJumper Inclusão Social Independência Financeira Infoproduto Iniciativa Inovação Inspiração Integração Escola de Negócios Inteligência Internet Lição de Vida Liderança LinkedIn Links Patrocinados Livros Recomendados Loite Career Luiz Marins Márcio Mussarela Mário Persona Marketing Marketing Digital Marketing Multinível Marketing Pessoal Maurício Seriacopi Max Gehringer Medo Meio Ambiente Mercado de Trabalho Metas Metodologia MMN Motivação Mudança Negócios Networking Novo Emprego Novo Facebook Oportunidade Oratória Otimismo Paixão Palestras Pão e Circo Parábolas Paradigmas Parceiros Perfil Profissional Persistência Peter Drucker Planejamento Plano B Plano de Ação PNL Polishop Política Primeiro Emprego Problema Processos Produtividade Prof. Menegatti Professor Menegatti Profissões Programa do Jô Projetos Promoções Psicologia Publicidade Qualidade de Vida Qualitymark Recrutamento e Seleção Recursos Humanos Redes Sociais Reflexão Reforma Ortográfica Resiliência Respeito Responsabilidade Social Roberto Shinyashiki Rogerio Martins Saia do lugar Salário Saúde Show Business Sidnei Oliveira Sociedade Solidariedade Solução Sucesso Suely Pavan Superação Sustentabilidade Talento Teatro Tecnologia Teleton201​1 Terceira Idade Tom Coelho Tomada de Decisão TopBlog Trabalhar em Casa Trabalho em Equipe Trainee Treinamento Twitter Vagas Valores Vendas Vida e Carreira Vida no Futuro Vida Pessoal Vida Profissional Vídeos Recomendados Vocação Você Hightech Web 2.0 Workshop