domingo, 5 de julho de 2009

Não é verdade que a esquizofrenia torna as pessoas mais violentas

Assine o conteúdo do Blog Sua Carreira

Matéria da Revista CARAS

Não é verdade que a esquizofrenia torna as pessoas mais violentas

A mídia tem dado destaque ao fato de o ator Bruno Gagliasso interpretar um esquizofrênico em novela na televisão. Ótimo, pois chama a atenção para a doença e a torna mais conhecida. Os últimos capítulos, porém, têm mostrado um esquizofrênico violento. Pode até haver um caso ou outro, mas portadores da doença em geral são menos violentos do que a maioria da população.

por Rodrigo Affonseca Bressan*

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que deve ser diagnosticada e tratada rapidamente. Ela se caracteriza por alterações no pensamento, no afeto e na vontade. Os principais sintomas são: delírios, alucinações e retraimento social.

Delírios são idéias distorcidas, irreais, que o esquizofrênico percebe como reais. Dividemse em persecutórios, de grandeza e místicoreligiosos. De repente a pessoa cisma, por exemplo, que traficantes a estão perseguindo. Tudo que ocorre a partir de então gira em torno desta idéia delirante.

Já alucinações são percepções sem objeto, como ouvir vozes, ver luzes ou vultos que na realidade nunca existiram. Em geral as alucinações se referem ao conteúdo dos delírios; por exemplo, a pessoa ouve a voz dos "traficantes que a perseguem". Outro sintoma frequente é a autorreferência, ou seja, a pessoa tem a sensação de que tudo que ocorre à sua volta está relacionado com ela. Entra no ônibus, por exemplo, e se incomoda porque tem certeza de que todos a estão olhando, pois trabalham para os "traficantes".

Sintomas importantes são ainda isolamento e diminuição da interação afetiva. Esquizofrênicos têm mais dificuldade para interagir socialmente e acabam se isolando.

A doença cursa com períodos em que os sintomas são mais intensos (episódios psicóticos agudos), mas quando tratados perdem intensidade (fase de estabilidade) e a pessoa leva uma vida praticamente normal.

A prevalência da moléstia ao longo da vida, em todo o planeta, é de 05,% a 1% da população; no Brasil, gira em torno 0,7% da população. A esquizofrenia ocorre em homens e mulheres. Manifesta-se mais entre os 17 e os 27 anos, isto é, em adolescentes e adultos jovens. Por volta de 13% dos que recebem o diagnóstico de esquizofrenia apresentam-na na forma aguda, são tratados e nunca mais voltam a apresentá-la.

A doença vem sendo bastante estudada. Muitos dos mecanismos cerebrais envolvidos nela já foram descobertos. O estresse e o uso de drogas ilícitas, por exemplo, têm papel importante em seu desencadeamento. Quando a pessoa vive situações de estresse ou usa drogas, algumas células cerebrais liberam o neurotransmissor dopamina em demasia. Este excesso está associado à ocorrência de delírios e de alucinações. Mas só pessoas que apresentam predisposição genética desenvolvem esquizofrenia.

Quanto mais tempo sem tratamento, mais grave se torna a doença, fazendo com que o portador se isole, perca o interesse pela escola e pelo trabalho e tenha o risco de suicídio aumentado. Para evitar estes problemas, é preciso um tratamento efetivo com medicamentos, que diminuem a ação da dopamina, e terapias.

Quem apresenta delírios e/ou alucinações deve ser levado a um psiquiatra para que faça o diagnóstico e estabeleça o tratamento. Existem até serviços específicos de esquizofrenia nas Faculdades Federais e Estaduais existentes nas capitais e em cidades grandes Brasil afora. Quanto mais cedo a doença é diagnosticada e tratada, melhor a evolução do tratamento. A rapidez é importante ainda pois, como disse, 13% dos doentes tratados logo no início se curam. Nos demais, controlam-se os sintomas para que levem uma vida produtiva.

* Rodrigo Affonseca Bressan, médico psiquiatra na capital paulista, é PhD pela Universidade de Londres, professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador do Programa de Esquizofrenia (Proesq) da mesma instituição de ensino.
E-mail: r.bressan@psiquiatria.epm.br
Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário

TRANSLATOR (TRADUTOR)

Tags

Administração Administração do Tempo Administração e Negócios Ambiente de Trabalho Ano Novo Aprendiz Apresentação Atendimento ao Cliente Aumento Salarial Autoconhecimento Autodesenvolvimento Avaliação de Desempenho Baby-Boomers Blog Boas Festas Caráter Caridade Carreira Carreira Saudável CHA Chiavenato Cidadania Cintya Faccioli Cláudio Tomanini Coaching Comédia Corporativa Competência Competências Comportamento Comprometimento Comunicação Comunicador Corporativo Concentração Concurso Público Consultoria Coragem Crescimento Profissional Criatividade Cultura Organizacional Currículo Cursos Daniel Godri Demissão Desenvolvimento Dinâmica de Grupo Disciplina Diversidade E-Learning Economia Educação Educação a Distância Efetividade Eficácia Elegância Empreendedorismo Empreendedorismo Digital Emprego Empresa Ideal Endeavor Entrevista Esperança Estágio Estilo no Trabalho Ética Eventos ExameTV Excelência Facebook Faculdade Família Fator de Sucesso Feedback Felicidade Feliz 2012 Férias Filmes Recomendados Finanças Pessoais Flexibilidade Frases Geração X Geração Y Geração Z Gestão de Pessoas Gestão do Tempo Google Adwords Grandes Líderes Hobby Home Office HSM - Multimídia Humildade iJumper Inclusão Social Independência Financeira Infoproduto Iniciativa Inovação Inspiração Integração Escola de Negócios Inteligência Internet Lição de Vida Liderança LinkedIn Links Patrocinados Livros Recomendados Loite Career Luiz Marins Márcio Mussarela Mário Persona Marketing Marketing Digital Marketing Multinível Marketing Pessoal Maurício Seriacopi Max Gehringer Medo Meio Ambiente Mercado de Trabalho Metas Metodologia MMN Motivação Mudança Negócios Networking Novo Emprego Novo Facebook Oportunidade Oratória Otimismo Paixão Palestras Pão e Circo Parábolas Paradigmas Parceiros Perfil Profissional Persistência Peter Drucker Planejamento Plano B Plano de Ação PNL Polishop Política Primeiro Emprego Problema Processos Produtividade Prof. Menegatti Professor Menegatti Profissões Programa do Jô Projetos Promoções Psicologia Publicidade Qualidade de Vida Qualitymark Recrutamento e Seleção Recursos Humanos Redes Sociais Reflexão Reforma Ortográfica Resiliência Respeito Responsabilidade Social Roberto Shinyashiki Rogerio Martins Saia do lugar Salário Saúde Show Business Sidnei Oliveira Sociedade Solidariedade Solução Sucesso Suely Pavan Superação Sustentabilidade Talento Teatro Tecnologia Teleton201​1 Terceira Idade Tom Coelho Tomada de Decisão TopBlog Trabalhar em Casa Trabalho em Equipe Trainee Treinamento Twitter Vagas Valores Vendas Vida e Carreira Vida no Futuro Vida Pessoal Vida Profissional Vídeos Recomendados Vocação Você Hightech Web 2.0 Workshop