domingo, 5 de julho de 2009

É possível aprender a enfrentar o estresse e ter uma vida saudável

Assine o conteúdo do Blog Sua Carreira

Matéria da Revista CARAS

É possível aprender a enfrentar o estresse e ter uma vida saudável

O estresse sempre esteve presente na vida humana. Um pouco de estresse, aliás, é até positivo, pois torna os indivíduos mais ativos e produtivos. Mas estresse em excesso e por longo tempo pode ser prejudicial às defesas orgânicas, abrindo espaço para doenças. Quem não é capaz de superar o problema sozinho deve consultar um especialista, que lhe ensinará como fazer isso.

por Marilda Lipp*

Estresse é o estado máximo de prontidão do organismo diante de alguma situação. Pode resultar de situações boas, como uma viagem, ou ruins, como um assalto. O estresse, vale destacar, sempre existiu. Mas o que estressa atualmente é a vida agitada nas cidades grandes, o engarrafamento no trânsito, a competição profissional exagerada, a violência e a dificuldade financeira mundial. Hoje, praticamente todos têm um dia-a-dia estressante. Algum grau de estresse, aliás, é positivo, porque torna os indivíduos mais ativos e mais produtivos. Mas estresse excessivo e contínuo pode ser prejudicial à saúde e até provocar doenças.

O estresse é classificado em quatro fases: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão. A fase de alerta é considerada positiva. Ela se caracteriza pela produção de adrenalina pela glândula suprarrenal, que torna a pessoa mais atenta, mais forte e mais motivada, até eufórica. Não tem sono, sentese estimulada a fazer sexo e sua produtividade e sua criatividade ficam aumentadas. É capaz de trabalhar a noite toda sem problemas.

Quando a fase de alerta se mantém por muito tempo ou surgem novos estressores, o organismo age para evitar o gasto total da energia. Entra, então, na fase de resistência. A libido baixa. A memória começa a falhar. Mesmo dormindo, a pessoa tem cansaço. Não tem doença de fato, mas sente-se "doente".

Se o estresse aumenta mais ainda, a resistência física e a emocional da pessoa começam a deteriorar-se. A suprarrenal interrompe a produção de adrenalina e passa a excretar cortisol, o que caracteriza a fase de quase-exaustão. O estressado tem insônia, sua libido quase desaparece, produtividade e criatividade caem e se sente cansado e ansioso. Ocorre uma queda no funcionamento do sistema imunológico e o perigo do estresse é justamente essa vulnerabilidade imunológica.

Nas situações em que o estresse continua a aumentar, a pessoa entra na fase de exaustão. O desequilíbrio interior é total. Não consegue se concentrar nem trabalhar. Não dorme, se sente cansada e a libido desaparece. Fica apática, perde o senso de humor, não é capaz de conviver com amigos e familiares. O estresse pode desencadear doenças como psoríase, vitiligo, úlcera, diabetes, hipertensão, depressão, enfarte e câncer. As estatísticas mostram que 35% dos estressados atingem a fase de resistência; 7%, a de quase-exaustão; e 1%, a de exaustão. Cada etapa, como vimos, tem características próprias, mas alguns sintomas são comuns: mãos suadas, suor frio, respiração acelerada, batedeira no coração, acidez no estômago, falta de apetite, dor de cabeça, vômitos, diarréia, medo incomum e agressividade.

Pessoas que se percebem estressadas devem consultar um psicólogo especializado em estresse. O diagnóstico é clínico. Comprova-se o problema com um teste-padrão que é usado em todo o país. Permite identificar também a fase em que a pessoa se encontra, se pode ter consequências físicas ou psicológicas e a causa do estresse. O tratamento envolve alimentação, atividade física e treino de controle do estresse. Uma alternativa para a última parte do tratamento é o Instituto de Psicologia e Controle do Stress, com sede em São Paulo e filiais em várias capitais. É possível controlar o estresse e viver bem.

* Marilda Lipp, psicóloga na capital paulista, é mestra em Psicologia e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade George Washington, de Washington, nos Estados Unidos, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC de Campinas (SP) e diretora do Instituto de Psicologia e Controle do Stress. Publicou Stress ao Longo da Vida (Editora Ícone) e outras obras. E-mail: mlipp@uol.com.br
Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário

TRANSLATOR (TRADUTOR)

Tags

Administração Administração do Tempo Administração e Negócios Ambiente de Trabalho Ano Novo Aprendiz Apresentação Atendimento ao Cliente Aumento Salarial Autoconhecimento Autodesenvolvimento Avaliação de Desempenho Baby-Boomers Blog Boas Festas Caráter Caridade Carreira Carreira Saudável CHA Chiavenato Cidadania Cintya Faccioli Cláudio Tomanini Coaching Comédia Corporativa Competência Competências Comportamento Comprometimento Comunicação Comunicador Corporativo Concentração Concurso Público Consultoria Coragem Crescimento Profissional Criatividade Cultura Organizacional Currículo Cursos Daniel Godri Demissão Desenvolvimento Dinâmica de Grupo Disciplina Diversidade E-Learning Economia Educação Educação a Distância Efetividade Eficácia Elegância Empreendedorismo Empreendedorismo Digital Emprego Empresa Ideal Endeavor Entrevista Esperança Estágio Estilo no Trabalho Ética Eventos ExameTV Excelência Facebook Faculdade Família Fator de Sucesso Feedback Felicidade Feliz 2012 Férias Filmes Recomendados Finanças Pessoais Flexibilidade Frases Geração X Geração Y Geração Z Gestão de Pessoas Gestão do Tempo Google Adwords Grandes Líderes Hobby Home Office HSM - Multimídia Humildade iJumper Inclusão Social Independência Financeira Infoproduto Iniciativa Inovação Inspiração Integração Escola de Negócios Inteligência Internet Lição de Vida Liderança LinkedIn Links Patrocinados Livros Recomendados Loite Career Luiz Marins Márcio Mussarela Mário Persona Marketing Marketing Digital Marketing Multinível Marketing Pessoal Maurício Seriacopi Max Gehringer Medo Meio Ambiente Mercado de Trabalho Metas Metodologia MMN Motivação Mudança Negócios Networking Novo Emprego Novo Facebook Oportunidade Oratória Otimismo Paixão Palestras Pão e Circo Parábolas Paradigmas Parceiros Perfil Profissional Persistência Peter Drucker Planejamento Plano B Plano de Ação PNL Polishop Política Primeiro Emprego Problema Processos Produtividade Prof. Menegatti Professor Menegatti Profissões Programa do Jô Projetos Promoções Psicologia Publicidade Qualidade de Vida Qualitymark Recrutamento e Seleção Recursos Humanos Redes Sociais Reflexão Reforma Ortográfica Resiliência Respeito Responsabilidade Social Roberto Shinyashiki Rogerio Martins Saia do lugar Salário Saúde Show Business Sidnei Oliveira Sociedade Solidariedade Solução Sucesso Suely Pavan Superação Sustentabilidade Talento Teatro Tecnologia Teleton201​1 Terceira Idade Tom Coelho Tomada de Decisão TopBlog Trabalhar em Casa Trabalho em Equipe Trainee Treinamento Twitter Vagas Valores Vendas Vida e Carreira Vida no Futuro Vida Pessoal Vida Profissional Vídeos Recomendados Vocação Você Hightech Web 2.0 Workshop