sábado, 2 de maio de 2009

O Campeonato permanente

Assine o conteúdo do Blog Sua Carreira

O Campeonato permanente
Por Roberto Shinyashiki

Repetir velhas fórmulas eternamente é a negação do mais sublime no ser humano: a capacidade de criar. Evoluir é a própria essência da vida.

Mudar dá trabalho. E exige tempo, dedicação e planejamento. Mas apenas os profissionais dispostos a evoluir permanentemente têm condições de realizar seus sonhos. Quando trocamos de provedor de acesso à internet, temos de cadastrar um novo login e escolher uma nova senha, correto?

Pois é. O problema é que muita gente não se dá conta de que o provedor não é mais o mesmo e continua a digitar a velha senha. Ora, se o site é outro, o serviço é outro, o conteúdo é outro, é lógico que a senha antiga não vai funcionar!

O problema não está nem na velha senha nem no novo provedor. Está em você querer usar a mesma atitude para o resto da vida, sem levar em conta que a situação mudou. Muitas pessoas continuam, pela vida afora, utilizando métodos que funcionaram no passado, na esperança de que estes as levem ao sucesso. O resultado costuma ser o fracasso.

SE O PROBLEMA É NOVO, AS SOLUÇÕES TÊM DE SER NOVAS! NÃO ADIANTA REPETIR FÓRMULAS QUE NÃO FUNCIONAM MAIS.

O campeão está sempre atento e sabe que deve evoluir, porque há sempre uma novidade tecnológica, um novo programa de computador a ser instalado, um novo site com um novo conteúdo.

O mundo mudou e continua mudando todos os dias. A evolução tem de ser uma constante. No fundo, a maioria das pessoas pensa que as mudanças são passageiras e que em breve tudo voltará a ser como era. Dessa forma, muitos acabam sofrendo por não entenderem o porquê de suas ideias e posturas não serem valorizadas.

Se a senha que você está usando não funciona, o primeiro passo é perceber que o site mudou. O mundo de hoje não é igual ao de ontem. A vida se tornou um campeonato permanente: assim que uma partida termina, outra começa. É preciso abrir os olhos e ficar atento às mudanças!

Certamente você lutou muito para montar sua empresa. Mas conseguir criá-la foi apenas o início da sua aventura como empreendedor. É preciso que ela permaneça competitiva e, para isso, é muito importante ter foco no negócio e principalmente ficar atento às mudanças que ocorrem não só com os concorrentes, mas com as mudanças globais.

Você lutou muito até chegar à gerência na sua empresa. Parabéns!

Mas agora está na hora de aproveitar a oportunidade e mostrar toda sua capacidade para ocupar o cargo. É muito comum o profissional conseguir atingir seu objetivo e achar que o campeonato está ganho. Ele costuma se tornar arrogante, achando que já viu tudo e que já conhece tudo. Não percebe que à sua volta o mundo está mudando e que novos jogadores estão se capacitando para ocupar o seu lugar. Quando ocorre a primeira derrota, esse profissional é surpreendido e muitas vezes não consegue mais se recuperar.

A vida apresenta desafios cada vez maiores. E é bobagem imaginar que esse ritmo vai diminuir. Nas empresas, as equipes frequentemente se iludem pensando que, após terminar um projeto, haverá um período tranquilo. No momento seguinte, porém, aparece outro projeto, que exige ainda mais de todos.

Você já imaginou o que seria de um antivírus para computadores se a empresa proprietária não disponibilizasse atualizações regulares e ficasse mais de um ano sem lançar uma nova versão do produto? Seria o caos, porque novos vírus surgem a cada semana.

Como o mundo não para de evoluir, é evidente que sua carreira, sua empresa e seu comportamento também devem evoluir com ele. É possível que você esteja querendo perguntar: “Mas, Roberto, quando é que a tranquilidade do passado vai voltar?”.

O tempo não volta. Ele está sempre avançando em direção ao futuro. Temos de aprender a desfrutar a agitação do momento. Calmaria é sinal de que os negócios vão mal.

Vivemos hoje em um mundo altamente competitivo. Temos de aprender a realizar nossos projetos dentro desse cenário, levando em conta que o estresse faz parte de nossa vida e que, muitas vezes, temos de trabalhar e produzir sob tensão.

Também temos que aprender a minimizar os efeitos da tensão e do estresse, mas sem a pretensão de eliminá-los de nossa vida. Viver sem esses fatores só é possível para quem desiste do campeonato, para aqueles que preferem não correr riscos.

Tensão e estresse fazem parte do jogo. A cantora que se propõe a cantar para um público de cinquenta mil pessoas sabe que, se falhar, poderá receber uma vaia inesquecível. Mas escolhe correr esse risco para dar a si mesma a chance de ter o prazer de ser aplaudida de pé por essas mesmas cinquenta mil pessoas. Assim agem os verdadeiros campeões.

Roberto Shinyashiki é psiquiatra, palestrante e autor de 14 títulos, entre eles: Sempre em Frente, Os Segredos dos Campeões, Tudo ou Nada, Heróis de Verdade, Amar Pode Dar Certo, O Sucesso é Ser Feliz e A Carícia Essencial (www.clubedoscampeoes.com.br)
Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário

TRANSLATOR (TRADUTOR)

Tags

Administração Administração do Tempo Administração e Negócios Ambiente de Trabalho Ano Novo Aprendiz Apresentação Atendimento ao Cliente Aumento Salarial Autoconhecimento Autodesenvolvimento Avaliação de Desempenho Baby-Boomers Blog Boas Festas Caráter Caridade Carreira Carreira Saudável CHA Chiavenato Cidadania Cintya Faccioli Cláudio Tomanini Coaching Comédia Corporativa Competência Competências Comportamento Comprometimento Comunicação Comunicador Corporativo Concentração Concurso Público Consultoria Coragem Crescimento Profissional Criatividade Cultura Organizacional Currículo Cursos Daniel Godri Demissão Desenvolvimento Dinâmica de Grupo Disciplina Diversidade E-Learning Economia Educação Educação a Distância Efetividade Eficácia Elegância Empreendedorismo Empreendedorismo Digital Emprego Empresa Ideal Endeavor Entrevista Esperança Estágio Estilo no Trabalho Ética Eventos ExameTV Excelência Facebook Faculdade Família Fator de Sucesso Feedback Felicidade Feliz 2012 Férias Filmes Recomendados Finanças Pessoais Flexibilidade Frases Geração X Geração Y Geração Z Gestão de Pessoas Gestão do Tempo Google Adwords Grandes Líderes Hobby Home Office HSM - Multimídia Humildade iJumper Inclusão Social Independência Financeira Infoproduto Iniciativa Inovação Inspiração Integração Escola de Negócios Inteligência Internet Lição de Vida Liderança LinkedIn Links Patrocinados Livros Recomendados Loite Career Luiz Marins Márcio Mussarela Mário Persona Marketing Marketing Digital Marketing Multinível Marketing Pessoal Maurício Seriacopi Max Gehringer Medo Meio Ambiente Mercado de Trabalho Metas Metodologia MMN Motivação Mudança Negócios Networking Novo Emprego Novo Facebook Oportunidade Oratória Otimismo Paixão Palestras Pão e Circo Parábolas Paradigmas Parceiros Perfil Profissional Persistência Peter Drucker Planejamento Plano B Plano de Ação PNL Polishop Política Primeiro Emprego Problema Processos Produtividade Prof. Menegatti Professor Menegatti Profissões Programa do Jô Projetos Promoções Psicologia Publicidade Qualidade de Vida Qualitymark Recrutamento e Seleção Recursos Humanos Redes Sociais Reflexão Reforma Ortográfica Resiliência Respeito Responsabilidade Social Roberto Shinyashiki Rogerio Martins Saia do lugar Salário Saúde Show Business Sidnei Oliveira Sociedade Solidariedade Solução Sucesso Suely Pavan Superação Sustentabilidade Talento Teatro Tecnologia Teleton201​1 Terceira Idade Tom Coelho Tomada de Decisão TopBlog Trabalhar em Casa Trabalho em Equipe Trainee Treinamento Twitter Vagas Valores Vendas Vida e Carreira Vida no Futuro Vida Pessoal Vida Profissional Vídeos Recomendados Vocação Você Hightech Web 2.0 Workshop