Assine o conteúdo do Blog Sua Carreira
http://www.computerworld.com.br
Carreira > Gestão de equipe
5 dicas para gerenciar seu tempo no trabalho
Por Patrícia Lisboa, repórter CIO Brasil
Publicada em 07 de maio de 2009
São Paulo - Especialista diz que executivos de tecnologia precisam avaliar prioridades, definir metas de curto, médio e longo prazos, planejar execução de tarefas e delegar responsabilidades.
A sensação de que o dia deveria ter mais do que 24 horas é constante no mundo corporativo. No caso dos CIOs, principalmente no momento atual - no qual são responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de ferramentas e processos que aumentem a produtividade e reduzam os custos operacionais – a necessidade de otimização das horas de trabalho torna-se ainda mais crítica.
Embora as reclamações sobre a falta de tempo sejam recorrentes em quase todas as companhias, Christian Barbosa, diretor-executivo da Triad – consultoria especializada em gestão do tempo –, afirma que a grande deficiência dos líderes de TI está no processo de gerenciamento das atividades que devem ser desempenhadas e de priorização das ações.
Segundo o especialista, para melhorar a performance dos gestores é necessário que eles identifiquem se o cerne do problema está na falta de planejamento para realizar as tarefas ou na deficiência de pessoas capacitadas na equipe. “Em 80% dos casos, os CIOs falham na administração das horas, mas no restante das ocasiões, acumulam atividades que são humanamente impossíveis de serem realizadas por uma única pessoa”, destaca Barbosa.
Como a falta de organização é o maior problema dos líderes da área de tecnologia em relação à administração do tempo, o diretor-executivo da Triad explica que algumas medidas práticas podem ser tomadas por esses profissionais para melhorar a perfomance pessoal e da área de tecnologia como um todo. São elas:
1. Avalie quais atividades de sua responsabilidade são de importância estratégica para o negócio e quais podem ser classificadas como desperdício de tempo. Assim, será possível decidir onde “investir” suas horas. Tal decisão serve tanto para a rotina profissional como pessoal - esta, muito afetada pela falta de planejamento no trabalho.
2. Defina metas e objetivos que devem ser atingidos em curto, médio e longo prazos por meio de suas atividades.
3. Planeje como e quando chegar a tais objetivos e metas. Para isso, é importante saber o que deve ser priorizado e quais tarefas podem ser deixadas de lado caso não haja tempo hábil para executá-las. Dica: Faça reuniões semanais com a equipe – prioritariamente na sexta-feira – para decidir os principais desafios da semana seguinte. O papel do líder, nessa empreitada, é diminuir ao máximo as urgências da área e adaptar as atividades para que sejam realizadas de forma colaborativa pelo time.
4. Organize-se de forma a não desperdiçar tempo com ações que podem ser realizadas de forma mais automatizada e simples. De acordo com estudo da Triad, altos executivos perdem cerca de uma hora por dia buscando informações armazenadas em notebooks, smartphones e sistemas corporativos. A unificação das fontes de dados para otimização dos sistemas de busca já é um bom começo do processo de organização.
5. Execute as tarefas de acordo com o planejamento e seguindo as prioridades de ação, delegando funções secundárias, sabendo dizer “não” e realizando reuniões produtivas – nas quais os objetivos do encontro são claros e as etapas pré e pós reunião são seguidas.
--------------------------------------------------------------------------------
Copyright 2009 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
TRANSLATOR (TRADUTOR)
Tags
Administração
Administração do Tempo
Administração e Negócios
Ambiente de Trabalho
Ano Novo
Aprendiz
Apresentação
Atendimento ao Cliente
Aumento Salarial
Autoconhecimento
Autodesenvolvimento
Avaliação de Desempenho
Baby-Boomers
Blog
Boas Festas
Caráter
Caridade
Carreira
Carreira Saudável
CHA
Chiavenato
Cidadania
Cintya Faccioli
Cláudio Tomanini
Coaching
Comédia Corporativa
Competência
Competências
Comportamento
Comprometimento
Comunicação
Comunicador Corporativo
Concentração
Concurso Público
Consultoria
Coragem
Crescimento Profissional
Criatividade
Cultura Organizacional
Currículo
Cursos
Daniel Godri
Demissão
Desenvolvimento
Dinâmica de Grupo
Disciplina
Diversidade
E-Learning
Economia
Educação
Educação a Distância
Efetividade
Eficácia
Elegância
Empreendedorismo
Empreendedorismo Digital
Emprego
Empresa Ideal
Endeavor
Entrevista
Esperança
Estágio
Estilo no Trabalho
Ética
Eventos
ExameTV
Excelência
Facebook
Faculdade
Família
Fator de Sucesso
Feedback
Felicidade
Feliz 2012
Férias
Filmes Recomendados
Finanças Pessoais
Flexibilidade
Frases
Geração X
Geração Y
Geração Z
Gestão de Pessoas
Gestão do Tempo
Google Adwords
Grandes Líderes
Hobby
Home Office
HSM - Multimídia
Humildade
iJumper
Inclusão Social
Independência Financeira
Infoproduto
Iniciativa
Inovação
Inspiração
Integração Escola de Negócios
Inteligência
Internet
Lição de Vida
Liderança
LinkedIn
Links Patrocinados
Livros Recomendados
Loite Career
Luiz Marins
Márcio Mussarela
Mário Persona
Marketing
Marketing Digital
Marketing Multinível
Marketing Pessoal
Maurício Seriacopi
Max Gehringer
Medo
Meio Ambiente
Mercado de Trabalho
Metas
Metodologia
MMN
Motivação
Mudança
Negócios
Networking
Novo Emprego
Novo Facebook
Oportunidade
Oratória
Otimismo
Paixão
Palestras
Pão e Circo
Parábolas
Paradigmas
Parceiros
Perfil Profissional
Persistência
Peter Drucker
Planejamento
Plano B
Plano de Ação
PNL
Polishop
Política
Primeiro Emprego
Problema
Processos
Produtividade
Prof. Menegatti
Professor Menegatti
Profissões
Programa do Jô
Projetos
Promoções
Psicologia
Publicidade
Qualidade de Vida
Qualitymark
Recrutamento e Seleção
Recursos Humanos
Redes Sociais
Reflexão
Reforma Ortográfica
Resiliência
Respeito
Responsabilidade Social
Roberto Shinyashiki
Rogerio Martins
Saia do lugar
Salário
Saúde
Show Business
Sidnei Oliveira
Sociedade
Solidariedade
Solução
Sucesso
Suely Pavan
Superação
Sustentabilidade
Talento
Teatro
Tecnologia
Teleton2011
Terceira Idade
Tom Coelho
Tomada de Decisão
TopBlog
Trabalhar em Casa
Trabalho em Equipe
Trainee
Treinamento
Twitter
Vagas
Valores
Vendas
Vida e Carreira
Vida no Futuro
Vida Pessoal
Vida Profissional
Vídeos Recomendados
Vocação
Você Hightech
Web 2.0
Workshop
0 comentários:
Postar um comentário