Na era digital vale inovar no documento.
Um layout diferente ou um documento interativo pode surpreender o recrutador.
Por Rômulo Martins
Fonte:
Empregos.com.br
Entre uma pilha de currículos fica difícil chamar a atenção do recrutador. Mas se você dedicar um pouco mais de tempo no aprendizado de ferramentas on-line e na criação do seu documento profissional pode se destacar dentre os concorrentes.
Há quem aproveite o layout de redes sociais como Facebook e Twitter para elaborar um currículo diferente e criativo. Mas não é só. Você pode aproveitar a internet e criar seu documento na própria rede, à disposição de quem quiser consultar. Inclusive pode disponibilizar seus melhores trabalhos no ambiente digital e, assim, obter mais chances de atrair o recrutador.
Com um pouco mais de talento e criatividade é possível elaborar um currículo interativo, fazendo com que os profissionais de recursos humanos passeiem pela sua trajetória profissional de maneira simples e divertida. Ou que tal preparar um currículo no formato de infográfico ou até mesmo um videocurrículo no YouTube?
Você só não pode esquecer de colocar as informações de forma estratégica.
Afinal, o formato diferenciado do seu currículo não pode atrapalhar na análise do conteúdo. “Escreva de uma forma que o recrutador consiga visualizar as informações principais e sinta vontade de comprar o produto”, recomenda Bruna Dias, gerente da Cia de Talentos.
Confira as dicas da especialista para você fisgar o recrutador através do formato e conteúdo do seu currículo.
1. Identifique-se
Não se esqueça de informar os dados pessoais por meio dos quais o recrutador vai entrar em contato com você. Tenha atenção especial ao e-mail e telefone. Se julgar interessante, informe as redes sociais que mais utiliza.
2. Seja claro e objetivo
Diga de cara qual é o seu objetivo. Você quer atuar em qual área? Tem competência para assumir qual posição? Da mesma maneira, cite as experiências profissionais que possam ser interessantes à vaga de emprego disponível. Não precisa mencionar uma série de cursos fora de sua área de atuação.
3. Destaque sua formação e idiomas
Informe os cursos de graduação ou especialização condizentes à sua área, bem como instituição de ensino e ano de conclusão. Coloque em destaque os idiomas estrangeiros e o nível de fluência neles. Pode ser um diferencial.
4. Fale sobre suas atividades
É importante mencionar em tópicos, de forma resumida, suas principais atividades nos empregos anteriores ou atual. Se você conquistou uma promoção, não se esqueça de informar
no currículo.
Caso você não tenha experiência e busca uma vaga de estágio ou trainee, fale sobre atividades complementares no meio acadêmico, projetos de iniciação científica, trabalhos voluntários. Vale até citar o projeto desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou suas preferências e interesses pessoais e profissionais.
5. Dê ênfase às suas qualificações
Resuma suas principais competências ou qualificações para o recrutador. Mas não carregue o seu currículo de adjetivos. Diga qual sua área de atuação, principais conhecimentos e certificações, domínio de línguas estrangeiras.
6. Divulgue os seus trabalhos
Você pode disponibilizar um link em seu currículo através do qual o recrutador terá acesso aos seus principais trabalhos. Assim, ele poderá ter uma prévia do seu estilo profissional, do que você sabe fazer e como será útil na companhia que está recrutando.
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