sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Artigo: 7 dicas para evitar gestos que revelam nervosismo e ansiedade na entrevista de emprego


Preparo e controle emocional são fundamentais para alcançar êxito e transmitir tranquilidade ao entrevistador nesta fase do processo de seleção.


Por Rômulo Martins


Fonte:Empregos.com.br



Balançar as pernas, mexer os braços exageradamente, tamborilar os dedos, arregalar os olhos, passar as mãos nos cabelos, roer unhas são gestos que denunciam nervosismo e ansiedade e prejudicam sua performance em uma entrevista de emprego. Mais que isso, são sinais de insegurança e refletem, assim, sua condição emocional. Podem, por essa razão, eliminar o candidato em um processo seletivo.


“Ocorre, muitas vezes, de o candidato selecionado para vaga de emprego não ter tanto talento quanto o concorrente. O grande diferencial, nesse caso, é o quanto o entrevistador sente confiança ao conversar com ele”, explica o consultor organizacional Eduardo Shinyashiki.



“O esperado é que, mesmo diante da ansiedade, o candidato tenha autocontrole e equilíbrio. Caso isso não ocorra, será notado pela expressão corporal. Os gestos são reflexos do nosso estado emocional”, atesta Stefania Giannoni, consultora e headhunter especialista no desenvolvimento de pessoas.


Confira dicas dos consultores para evitar gestos inapropriados no cara a cara com o entrevistador:




1. Controle a respiração

A respiração profunda e suave massageia os órgãos e ativa o sistema circulatório dando a sensação de prazer e serenidade. Respiração curta e rápida, ao contrário, transmite medo, insegurança.




2. Ative uma imagem mental positiva

Este exercício é um recurso da neurociência que consiste em construir no cérebro a imagem de um fato que ainda está por acontecer. Dessa forma, antes da entrevista, o candidato já se imagina diante do selecionador e se submete às regras de etiqueta corporativa como se estivesse passando pela situação. É uma atividade de concentração, preparo. Diante do entrevistador a sensação será de déjà vú.




3. Antes de falar, ouça


Saiba o que o selecionador quer ouvir de você; responda ao que ele está perguntando. Na ânsia de falar o candidato pode transmitir conteúdos irrelevantes para o momento, afirmam consultores empresariais. O ideal é interagir com o entrevistador.




4. Seja empático

Quando assistimos a um filme em que o sofrimento da (s) personagem (ns) é constante emocionamo-nos. Isso ocorre porque a cena, mesmo fictícia, ativa em nosso cérebro as áreas responsáveis pela emoção. Cria-se uma empatia com as personalidades da tela. Na entrevista de emprego, do mesmo modo, perceba o movimento do entrevistador e acompanhe-o de forma parecida.




5. Olhe nos olhos do entrevistador

A sintonia com o olhar é fundamental; não desvie os olhos do entrevistador. Demonstre total atenção ao que ele diz. Faça-se presente.




6. Comunique-se adequadamente

A fala deve acompanhar o gestual e vice-versa. Fale de modo claro e ponderado. Tenha cautela: não queira passar o máximo de conteúdo em tempo inábil. Selecione as informações mais importantes. Transmita suas ideias de forma articulada.




7. Prepare-se para a entrevista

Simular uma entrevista de emprego com um parente ou amigo pode ser uma maneira eficaz de alcançar a excelência no contato com o selecionador. É importante conhecer ainda suas habilidades e competências e saber transmiti-las verbalmente.




Cuidado com a robotização

Preparo é fundamental, mas é preciso cautela para não deixar de ser você e encarnar um personagem, adverte a consultora Stefania Giannoni. Segundo ela, o candidato deve agir com naturalidade, ter postura firme e sentar-se adequadamente. “Alguns indícios como dilatação da pupila, suor e rubor das faces podem nos dar subsídios para saber se a pessoa está falando ou não a verdade. As pessoas não conseguem simular por muito tempo.”






RSS FeedsGostou deste post? Então, não se esqueça de comentar no link abaixo e assinar nosso RSS Feed ou então se preferir, cadastre-se para receber gratuitamente as postagens por email.

Sua Carreira - Você no caminho certo!!!!

↑ Grab this Headline Animator

Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário

:) :)) ;(( :-) =)) ;( ;-( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ $-) (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.

TRANSLATOR (TRADUTOR)

Tags

Administração Administração do Tempo Administração e Negócios Ambiente de Trabalho Ano Novo Aprendiz Apresentação Atendimento ao Cliente Aumento Salarial Autoconhecimento Autodesenvolvimento Avaliação de Desempenho Baby-Boomers Blog Boas Festas Caráter Caridade Carreira Carreira Saudável CHA Chiavenato Cidadania Cintya Faccioli Cláudio Tomanini Coaching Comédia Corporativa Competência Competências Comportamento Comprometimento Comunicação Comunicador Corporativo Concentração Concurso Público Consultoria Coragem Crescimento Profissional Criatividade Cultura Organizacional Currículo Cursos Daniel Godri Demissão Desenvolvimento Dinâmica de Grupo Disciplina Diversidade E-Learning Economia Educação Educação a Distância Efetividade Eficácia Elegância Empreendedorismo Empreendedorismo Digital Emprego Empresa Ideal Endeavor Entrevista Esperança Estágio Estilo no Trabalho Ética Eventos ExameTV Excelência Facebook Faculdade Família Fator de Sucesso Feedback Felicidade Feliz 2012 Férias Filmes Recomendados Finanças Pessoais Flexibilidade Frases Geração X Geração Y Geração Z Gestão de Pessoas Gestão do Tempo Google Adwords Grandes Líderes Hobby Home Office HSM - Multimídia Humildade iJumper Inclusão Social Independência Financeira Infoproduto Iniciativa Inovação Inspiração Integração Escola de Negócios Inteligência Internet Lição de Vida Liderança LinkedIn Links Patrocinados Livros Recomendados Loite Career Luiz Marins Márcio Mussarela Mário Persona Marketing Marketing Digital Marketing Multinível Marketing Pessoal Maurício Seriacopi Max Gehringer Medo Meio Ambiente Mercado de Trabalho Metas Metodologia MMN Motivação Mudança Negócios Networking Novo Emprego Novo Facebook Oportunidade Oratória Otimismo Paixão Palestras Pão e Circo Parábolas Paradigmas Parceiros Perfil Profissional Persistência Peter Drucker Planejamento Plano B Plano de Ação PNL Polishop Política Primeiro Emprego Problema Processos Produtividade Prof. Menegatti Professor Menegatti Profissões Programa do Jô Projetos Promoções Psicologia Publicidade Qualidade de Vida Qualitymark Recrutamento e Seleção Recursos Humanos Redes Sociais Reflexão Reforma Ortográfica Resiliência Respeito Responsabilidade Social Roberto Shinyashiki Rogerio Martins Saia do lugar Salário Saúde Show Business Sidnei Oliveira Sociedade Solidariedade Solução Sucesso Suely Pavan Superação Sustentabilidade Talento Teatro Tecnologia Teleton201​1 Terceira Idade Tom Coelho Tomada de Decisão TopBlog Trabalhar em Casa Trabalho em Equipe Trainee Treinamento Twitter Vagas Valores Vendas Vida e Carreira Vida no Futuro Vida Pessoal Vida Profissional Vídeos Recomendados Vocação Você Hightech Web 2.0 Workshop
 
Blogger Template By : MKR | IVYthemes.com