[ Desempenho ]
Como viver 24 horas por dia
Scher Soares
Palestrante e Consultor
Como estão os seus projetos? Quais são as coisas que você precisa fazer para que seus passos tornem-se cada vez mais largos em direção aos seus objetivos? Quais são os itens e as coisas que você afirma para os outros e para si mesmo que irá começar a fazer assim que tiver mais tempo?
Não é verdade que muitos de nós passamos a vida inteira afirmando para todos e para si mesmo “Vou fazer isso e aquilo assim que tiver um pouco mais de tempo“? Atente para o seguinte fato: nunca teremos mais tempo; todos nós sempre tivemos e teremos todo o momento que existe. Não é incrível e até um pouco frustrante perceber agora que a sua vida tem sido reflexo do que você tem feito com suas horas?
Calma, não se apresse! Antes de sair por aí “perdendo horas”, é importante que você entenda melhor este acontecimento extraordinário que é o suprimento dele. Afinal, eu diria que aquele que mata o tempo não é, na verdade, um assassino, e sim um suicida louco e inconseqüente.
Vejamos esta questão desde o seu princípio: o tempo é a matéria-prima inexplicável de tudo. Um acontecimento fantástico que ocorre para todos os seres humanos de forma impecavelmente idêntica no momento do despertar. Como que por um milagre, você se levanta e estão lá, suas vinte e quatro horas à sua disposição, esperando para serem utilizadas das formas mais produtivas possíveis.
Perceba. É seu. Ninguém poderá tirá-lo de você; nem tampouco o que você recebe é mais ou menos tempo do que o de qualquer outra pessoa. É o que se poderia chamar de melhor exemplo de democracia que existe. É o elemento sublime que faz iguais os ricos e os desafortunados, os influentes e os indigentes. Nem mesmo o maior dos gênios ou o mais rico cidadão terá direito a um minuto sequer extra, do que não as mesmas vinte e quatro horas concedidas a todo mundo.
Este é o fenômeno da vida; a única coisa que nos pertence de fato e com o qual podemos definir o caminho de nossa jornada neste mundo. Mas, como perceber em que nível você se encontra em termos de utilização apropriada do tempo? É importante que, primeiro, você se dê conta de quanto do seu tempo é empregado produtivamente, e quanto é perdido em meio às atividades diárias.
Faça o seguinte laboratório: desenvolva um pequeno diário, semelhante àqueles utilizados pelas garotas nos tempos de colégio. Nestas anotações, defina o espaço de cinco dias como o período de observação do seu uso das horas. Fracione estes cinco dias em 24 horas, e novamente fracione estas 24 horas em intervalos de dez minutos. Assim, você terá uma escala completa do seu dia, dividida em intervalos de dez minutos.
De posse desta escala, inicie suas anotações imediatas de todas as suas atividades diárias desde o despertar. Anote, por exemplo, quantos minutos passou-se entre o acordar e o levantar da cama; o tempo do banho; e, principalmente, escreva o ocorrido entre os intervalos das principais atividades. Deste modo, não será surpresa perceber-se assustado e até envergonhado com o número de horas desperdiçadas por semana fazendo pouco ou quase nada.
Este desperdício de tempo, normalmente é conseqüência da falta de planejamento. “Pessoas que não esquematizam corretamente suas atividades vivem ‘correndo contra o tempo’ e posso afirmar sobremaneira, que toda vez que você correr contra o tempo, apostarei no tempo, pois como já dizia Cazuza: o tempo não pára”.
Afirmativamente o nosso sucesso depende da utilização de nossos segundos; e aqui vai uma pergunta para você leitor: você tem planos para daqui a três, cinco, dez, 15 anos? Planos escritos, concisos, estruturados e detalhados? Será equívoco da minha parte, crer que agora você deve estar pensando: “Não tive tempo para fazer isso”? Que paradoxo, não? A coisa mais importante do mundo - a sua vida -, você não teve tempo de planejar, de criar seu próprio destino aproveitando-se das condições de livre arbítrio que é concedida a todos aqueles que decidem fazer uso adequado do próprio tempo.
O tempo é a única coisa que possuímos e o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso é o que você faz com ele. Transforme as horas ociosas em momentos produtivos. Durante o banho matinal, planeje o seu dia; nos minutos que antecedem o café da manhã, aproveite para ler ou refletir sobre aspectos da sua própria vida como saúde, carreira, família etc.; se você utiliza ônibus ou metrô, deixe de ser um mero espectador da vida, passe a ser agente, sirva-se de um lápis e papel e anote suas idéias, faça projetos, crie alternativas. Pare de ter pensamentos prontos e comece a pensar.
Saia do quadrado no qual habitam a rotina, o igual e o tédio. Liste a cada dia todas as atividades que necessitam ser feitas. Considere-as por ordem de prioridade e somente passe à próxima após o término da anterior. Elimine da sua vida o adiamento e a procrastinação com um método muito simples, o primeiro passo: não se assuste diante das tarefas que tem a cumprir; evitá-las parece ser o mecanismo de auto-ilusão mais confortável, porém a tarefa não se resolverá por si só. Ao invés disso, comece, inicie, dê o primeiro passo; certamente se perceberá tão envolvido que logo estará por terminar definitivamente aquela tarefa e poderá confiante dirigir-se à próxima.
O homem sem propósitos desperdiça o tempo pela ausência de conhecimento sobre seus próprios motivos. Já o homem de sucesso, este planeja e gerencia seu tempo, de modo a aplicá-lo de forma útil, fazendo-o render de forma espetacular e, assim, parecer ter mais disponibilidade do que os outros. Vamos, o que está esperando? Comece a fazer já o que precisa ser feito.
Publicado em 28/07/2008 no www.RH.com.br.
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.
© atodigital.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
TRANSLATOR (TRADUTOR)
Tags
Administração
Administração do Tempo
Administração e Negócios
Ambiente de Trabalho
Ano Novo
Aprendiz
Apresentação
Atendimento ao Cliente
Aumento Salarial
Autoconhecimento
Autodesenvolvimento
Avaliação de Desempenho
Baby-Boomers
Blog
Boas Festas
Caráter
Caridade
Carreira
Carreira Saudável
CHA
Chiavenato
Cidadania
Cintya Faccioli
Cláudio Tomanini
Coaching
Comédia Corporativa
Competência
Competências
Comportamento
Comprometimento
Comunicação
Comunicador Corporativo
Concentração
Concurso Público
Consultoria
Coragem
Crescimento Profissional
Criatividade
Cultura Organizacional
Currículo
Cursos
Daniel Godri
Demissão
Desenvolvimento
Dinâmica de Grupo
Disciplina
Diversidade
E-Learning
Economia
Educação
Educação a Distância
Efetividade
Eficácia
Elegância
Empreendedorismo
Empreendedorismo Digital
Emprego
Empresa Ideal
Endeavor
Entrevista
Esperança
Estágio
Estilo no Trabalho
Ética
Eventos
ExameTV
Excelência
Facebook
Faculdade
Família
Fator de Sucesso
Feedback
Felicidade
Feliz 2012
Férias
Filmes Recomendados
Finanças Pessoais
Flexibilidade
Frases
Geração X
Geração Y
Geração Z
Gestão de Pessoas
Gestão do Tempo
Google Adwords
Grandes Líderes
Hobby
Home Office
HSM - Multimídia
Humildade
iJumper
Inclusão Social
Independência Financeira
Infoproduto
Iniciativa
Inovação
Inspiração
Integração Escola de Negócios
Inteligência
Internet
Lição de Vida
Liderança
LinkedIn
Links Patrocinados
Livros Recomendados
Loite Career
Luiz Marins
Márcio Mussarela
Mário Persona
Marketing
Marketing Digital
Marketing Multinível
Marketing Pessoal
Maurício Seriacopi
Max Gehringer
Medo
Meio Ambiente
Mercado de Trabalho
Metas
Metodologia
MMN
Motivação
Mudança
Negócios
Networking
Novo Emprego
Novo Facebook
Oportunidade
Oratória
Otimismo
Paixão
Palestras
Pão e Circo
Parábolas
Paradigmas
Parceiros
Perfil Profissional
Persistência
Peter Drucker
Planejamento
Plano B
Plano de Ação
PNL
Polishop
Política
Primeiro Emprego
Problema
Processos
Produtividade
Prof. Menegatti
Professor Menegatti
Profissões
Programa do Jô
Projetos
Promoções
Psicologia
Publicidade
Qualidade de Vida
Qualitymark
Recrutamento e Seleção
Recursos Humanos
Redes Sociais
Reflexão
Reforma Ortográfica
Resiliência
Respeito
Responsabilidade Social
Roberto Shinyashiki
Rogerio Martins
Saia do lugar
Salário
Saúde
Show Business
Sidnei Oliveira
Sociedade
Solidariedade
Solução
Sucesso
Suely Pavan
Superação
Sustentabilidade
Talento
Teatro
Tecnologia
Teleton2011
Terceira Idade
Tom Coelho
Tomada de Decisão
TopBlog
Trabalhar em Casa
Trabalho em Equipe
Trainee
Treinamento
Twitter
Vagas
Valores
Vendas
Vida e Carreira
Vida no Futuro
Vida Pessoal
Vida Profissional
Vídeos Recomendados
Vocação
Você Hightech
Web 2.0
Workshop
0 comentários:
Postar um comentário