quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

Somos o resultado de nossas escolhas!!!

Márcio Campos Nobre

Tenho o hábito de caminhar de uma a duas horas de três a quatro vezes por semana junto à orla da cidade onde moro. Enquanto estou caminhando, geralmente estou com a cabeça fervilhando de idéias e pensamentos. Em muitas dessas reflexões, acabo percorrendo caminhos mentais que me levam a diferentes descobertas, tanto no plano pessoal quanto profissional. Gosto muito desse "duplo" exercício e do que ele me proporciona.
A habilidade de pensar é constantemente praticada no nosso dia-a-dia, muito embora não a aproveitemos com qualidade e profundidade. Mas em geral, estamos sempre pensando em "nosso universo".

Em uma determinada tarde, ao final do dia, decidi sair para uma das minhas "andanças". Tomei o rumo e comecei a praticar o meu "bate papo mental". Despertei em meus pensamentos o questionamento sobre qual o motivo, o quê me fazia optar por aquela ação, porque eu saia sistematicamente para caminhar. Julguei em um primeiro instante através de uma análise superficial que caminhava para praticar uma atividade física, mas aprofundando as minhas inferências cheguei a um ponto que tem feito com que eu aja, me comporte e me relacione de um modo diferente e especial, as minhas escolhas.

Entre várias propriedades e peculiaridades que diferem os seres humanos dos demais animais, o poder da escolha tornou-se o objeto dos meus questionamentos, do meu monólogo.

Todos os dias nós acordamos e somos servidos de um leque incalculável de opções. De simples escolhas que eventualmente passam despercebidas a decisões que requerem análises mais complexas.

"... peço um lanche rápido ou escolho aquela dieta mais balanceada...".
"... incluo essa ação no meu planejamento profissional ou avalio isso em um outro momento...".

Você pode dormir mais cinco minutos ou chegar na hora naquela reunião, você pode acionar o sinal para virar na esquina à direita ou receber uma multa de infração, você pode se comprometer ao máximo com a sua empresa ou viver na corda bamba da empregabilidade, enfim opções, escolhas e conseqüentemente resultados, conseqüências.

Embora alguns possam dizer "... nem tudo depende só de mim..." ou ainda, "... as coisas nem sempre são como eu quero...", isso definitivamente soa como uma atitude defensiva, como uma fuga aos meus ouvidos.

Sim, as escolhas dependem de mim. Sim, as coisas podem ser como eu quero. Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, quem decide o caminho somos nós. É evidente que não temos o controle total sobre os resultados e as conseqüências, simplesmente porquê estas são variáveis, mas diversas coisas que fazem positivamente a diferença como sorrir, planejar, acreditar, agir, trabalhar são ações determinadas por nós e essas, por sua vez, geram seus respectivos resultados e conseqüências.

E então você pode se perguntar, "... mas como saber quais são as escolhas corretas?". A verdade é que não se tratam de escolhas corretas, mas sim de melhores escolhas situacionais. Opções que geram resultados mais bem qualificados. Escolhas realizáveis de acordo com o nosso momento, de acordo com a nossa conduta.

"... E o que pode ser feito para optar pelas melhores escolhas? Como se preparar para percorrer os melhores caminhos?...".
Não existe uma fórmula mágica ou algo que garanta as melhores escolhas, o que existem são algumas receitas a que todas as pessoas têm acesso. A prática e desenvolvimento de atitudes e comportamentos que nos conduzirão aos melhores caminhos. Pensar e agir positivamente sempre e o tempo todo é uma dessas práticas, uma dessas receitas. É preciso acordar e colocar todos os dias sobre os ombros um sinal de "mais" que lhe acompanhará em todos os momentos, em todas as situações. Uma verdadeira atitude positiva adicionada a um comportamento construtivo e pró-ativo, capaz de diferenciar o seu dia, capaz de melhorar a sua qualidade de vida, capaz de proporcionar a todas as pessoas que o cercam o prazer do seu convívio.

Sempre que fazemos nossas escolhas acompanhadas desse sinal de "mais", obtemos os melhores resultados e através desse condicionamento positivo, dessa prática em busca do melhor caminho, desenvolvemos e credenciamos a nossa responsabilidade, ou seja, a nossa habilidade de respostas e a tornamos um hábito.

Hábito de ser e viver feliz, ou ser amargo, indesejável, de viver mal humorado. Hábito de deixar a vida me levar ou de conduzi-la de acordo com os meus sonhos, com os meus planos. Hábito de surpreender positivamente as pessoas ou negativamente.

Habituar-se a vencer, a crescer, a atingir metas, a realizar planos, enfim, a tudo aquilo que julgamos ser o melhor é sem dúvida o grande desafio. Caminhar pode se tornar um hábito, basta que para isso eu decida, que você decida, que pratiquemos a nossa liberdade de escolher as atitudes, comportamentos e caminhos que queremos em nossas vidas. Por isso, toda a vez em que você se encontrar diante de opções tenha sempre a consciência de que nós somos o resultado de nossas próprias escolhas.


Márcio Campos Nobre
Consultor de Negócios da J.A.Nobre Consultores Associados.

Fonte: RH.com.br (www.rh.com.br)
Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário

TRANSLATOR (TRADUTOR)

Tags

Administração Administração do Tempo Administração e Negócios Ambiente de Trabalho Ano Novo Aprendiz Apresentação Atendimento ao Cliente Aumento Salarial Autoconhecimento Autodesenvolvimento Avaliação de Desempenho Baby-Boomers Blog Boas Festas Caráter Caridade Carreira Carreira Saudável CHA Chiavenato Cidadania Cintya Faccioli Cláudio Tomanini Coaching Comédia Corporativa Competência Competências Comportamento Comprometimento Comunicação Comunicador Corporativo Concentração Concurso Público Consultoria Coragem Crescimento Profissional Criatividade Cultura Organizacional Currículo Cursos Daniel Godri Demissão Desenvolvimento Dinâmica de Grupo Disciplina Diversidade E-Learning Economia Educação Educação a Distância Efetividade Eficácia Elegância Empreendedorismo Empreendedorismo Digital Emprego Empresa Ideal Endeavor Entrevista Esperança Estágio Estilo no Trabalho Ética Eventos ExameTV Excelência Facebook Faculdade Família Fator de Sucesso Feedback Felicidade Feliz 2012 Férias Filmes Recomendados Finanças Pessoais Flexibilidade Frases Geração X Geração Y Geração Z Gestão de Pessoas Gestão do Tempo Google Adwords Grandes Líderes Hobby Home Office HSM - Multimídia Humildade iJumper Inclusão Social Independência Financeira Infoproduto Iniciativa Inovação Inspiração Integração Escola de Negócios Inteligência Internet Lição de Vida Liderança LinkedIn Links Patrocinados Livros Recomendados Loite Career Luiz Marins Márcio Mussarela Mário Persona Marketing Marketing Digital Marketing Multinível Marketing Pessoal Maurício Seriacopi Max Gehringer Medo Meio Ambiente Mercado de Trabalho Metas Metodologia MMN Motivação Mudança Negócios Networking Novo Emprego Novo Facebook Oportunidade Oratória Otimismo Paixão Palestras Pão e Circo Parábolas Paradigmas Parceiros Perfil Profissional Persistência Peter Drucker Planejamento Plano B Plano de Ação PNL Polishop Política Primeiro Emprego Problema Processos Produtividade Prof. Menegatti Professor Menegatti Profissões Programa do Jô Projetos Promoções Psicologia Publicidade Qualidade de Vida Qualitymark Recrutamento e Seleção Recursos Humanos Redes Sociais Reflexão Reforma Ortográfica Resiliência Respeito Responsabilidade Social Roberto Shinyashiki Rogerio Martins Saia do lugar Salário Saúde Show Business Sidnei Oliveira Sociedade Solidariedade Solução Sucesso Suely Pavan Superação Sustentabilidade Talento Teatro Tecnologia Teleton201​1 Terceira Idade Tom Coelho Tomada de Decisão TopBlog Trabalhar em Casa Trabalho em Equipe Trainee Treinamento Twitter Vagas Valores Vendas Vida e Carreira Vida no Futuro Vida Pessoal Vida Profissional Vídeos Recomendados Vocação Você Hightech Web 2.0 Workshop