terça-feira, 13 de dezembro de 2005

O que é alcançar o sucesso?





por Patrícia Bispo

Por que algumas pessoas exercem cargos relevantes, mas mesmo assim não se sentem realizadas profissionalmente? A resposta pode estar relacionada ao desequilíbrio na vida pessoal. Segundo José Diney, consultor de empresas, especialista em gestão de pessoas e carreiras, e autor do livro "Bem-estar criativo para o sucesso" - Editora Saraiva, o sucesso sem conscientização e sem propósito de vida é ilusório e passageiro. Em sua obra, Diney trata da potencialização do desempenho pessoal e profissional, por meio da adoção de rotinas que assegurem que os leitores possam desenvolver seus talentos inatos e adquiridos. O livro é destinado ao segmento de business book (títulos escritos para profissionais que atuam em organizações ou que desempenham carreiras autônomas), e é baseado na experiência de Diney como executivo e consultor de empresas, além de utilizar métodos científicos em suas proposições. "Bem-estar criativo para o sucesso fala do sucesso na carreira profissional e bem-estar na vida pessoal, mostrando que essas duas podem, e devem, caminhar juntas", explica. Em entrevista concedida ao RH.com.br, ele explica ainda que variáveis indicam que o profissional alcançou o sucesso na carreira. Confira e boa leitura!

RH.com.br - Qual o seu objetivo ao escrever o livro "Bem-estar criativo para o sucesso"?
José Diney - Escrevi o livro como forma de sintetizar toda a experiência acumulada ao longo de 30 anos de vivência como executivo e consultor de empresas. Procurei reunir as mais recentes descobertas da ciência do comportamento e sugiro o uso de ferramentas práticas para a potencialização do desempenho pessoal e profissional, pois constatei que as pessoas quase sempre têm baixo desempenho e baixa produtividade em virtude de desequilíbrios físicos, mentais, emocionais e espirituais. Esse desequilíbrio resulta da forma equivocada como lidamos com o nosso potencial energético, o que acaba comprometendo nosso desempenho como um todo.

RH - Para qual público seu trabalho está voltado?
José Diney - O livro está direcionado a toda e qualquer pessoa que queira alcançar sucesso na carreira profissional, seja ela qual for, mas sem abrir mão da qualidade de vida pessoal. Aliás, eu uso o termo bem-estar criativo como meio para diferenciar o termo qualidade "de" vida, que é efêmero e superficial, do conceito de qualidade "da" vida, que é perene e conectado com a nossa essência humana. Portanto, busco demonstrar que o sucesso só faz sentido quando está alinhado com um propósito de vida.

RH - Qual o diferencial do "Bem-estar criativo para o sucesso" em relação aos outros títulos que se encontram no mercado?
José Diney - Meu livro oferece um roteiro seguro para aqueles que desejam refletir sobre o verdadeiro sentido do que seja alcançar o sucesso pleno na vida pessoal e profissional. Não se trata de um livro de auto-ajuda, pois todas as minhas proposições estão alicerçadas nas mais recentes descobertas da neurociência, neurobiologia, psicobiologia e filosofia da mente. Aplico todo esse conhecimento para que as pessoas despertem seu potencial realizador sem negligenciar a importância do bem-estar em suas vidas. É um livro para o gerenciamento da carreira e ao mesmo tempo um guia para uma vida saudável e plena de realizações. Uma espécie de manual de procedimentos para uma reflexão acerca da importância do uso inteligente das energias criativas e seu efeito prático na rotina do dia-a-dia.

RH - Em sua obra o Sr. dedica espaço às pessoas que desejam melhorar o desempenho pessoal e profissional. Que dicas práticas podem ser dadas a essas pessoas?
José Diney - Uma das ferramentas para a potencialização do desempenho é o uso inteligente de nossas melhores habilidades. É quando descobrimos como promover um up grade no cérebro e na mente por meio de técnicas que ajudam a potencializá-los. Técnicas respiratórias, exercícios de visualização mental, alimentação energética, prática do silêncio mental como meio para esvaziar a mente de pensamentos inúteis são ferramentas eficazes para essa potencialização. Além disso, procuro lembrar a importância do processo de autoconhecimento para a liberação das energias criativas. O resultado é o aumento do desempenho e a sensação de plenitude que gera bem-estar geral e propicia uma vida cheia de realizações. Não se trata de realizar milagres, mas de eleger ações transformadoras para o alcance de resultados.

RH - A realização profissional está relacionada diretamente à vida pessoal?
José Diney - Sem dúvida. Creio que é um grande erro quando alguém separa as duas coisas, pois isso produz insegurança e ansiedade, que são o mal do nosso tempo. Não há mais como pensar em realização profissional abrindo mão da vida pessoal. Trata-se de uma crença superada e burra. O ideal é o equilíbrio entre ambas. Como dizem os budistas, precisamos trilhar o caminho do meio, o caminho do equilíbrio que leva à plenitude do ser. Vida pessoal e realização profissional são farinha do mesmo saco.

RH - Investir em autoconhecimento é indispensável para o sucesso na carreira?
José Diney - Quando o Oráculo de Delfos, na antiga Grécia, pregava que os homens sábios deviam buscar conhecer a si mesmo para encontrar o verdadeiro sentido da vida, na prática queria dizer que não devemos tentar compreender as verdades do mundo, até porque o mundo não existe para ser compreendido. O que devemos buscar é a compreensão daquilo que somos, para que possamos lidar com a realidade do mundo. O autoconhecimento é o único caminho capaz de assegurar esse conhecimento, pois está alicerçado na verdade que vem do interior da nossa alma. O restante são as ilusões do mundo. O oráculo da vida moderna é a nossa própria consciência, por isso o autoconhecimento é tão importante.

RH - Existem técnicas que auxiliam o profissional a alcançar o sucesso?
José Diney - Se o sucesso é entendido apenas como o alcance de metas materiais, a receita do bolo é conhecimento técnico aliado à experiência acumulada, esforço individual aliado à tenacidade e à busca por resultados. Tudo isso é legítimo e necessário. Porém, se o sucesso é concebido como meio para exercermos um propósito de vida, aí precisamos ir além e procurar dar sentido àquilo que fazemos, para que o resultado final não seja confundido com uma Vitória de Pirro. Sucesso sem conscientização e sem propósito de vida é ilusório e passageiro. Sucesso alinhado a um propósito de vida é desfrutar o bem-estar que ajuda a vencer todos os obstáculos. Isso é o que chamo de bem-estar criativo.

RH - Que variáveis indicam que o profissional alcançou o sucesso?
José Diney - É quando a pessoa percebe que o seu esforço e a sua dedicação resultaram em bem-estar para si mesmo e para outras pessoas. É quando o trabalho significa uma missão a ser cumprida em nome do bem-estar de todos, dos semelhantes, da sociedade e do planeta. É quando os talentos e a criatividade estão a serviço do bem comum. Ou seja, é quando o profiossonal acende sua chama divina e brinca de ser deus pelo sentido que dá ao seu trabalho. É quando concretizamos nossos sonhos sem prejudicar o outro. É quando compreendemos que o nosso sucesso depende do sucesso de outras pessoas, e que ninguém chega ao topo sozinho.

RH - A boa remuneração sempre acompanha o sucesso profissional?
José Diney - Sim. Porque quando nos dedicamos com empenho em uma tarefa, colocando a alma e o coração naquilo que fazemos, o resultado sempre vem. Como vivemos no regime capitalista o prêmio por esse esforço é a remuneração financeira. Nesse sentido podemos afirmar que o dinheiro é uma conseqüência natural do sucesso.

Fonte: http://www.rh.com.br/ler.php?cod=4296&org=1
Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário

TRANSLATOR (TRADUTOR)

Tags

Administração Administração do Tempo Administração e Negócios Ambiente de Trabalho Ano Novo Aprendiz Apresentação Atendimento ao Cliente Aumento Salarial Autoconhecimento Autodesenvolvimento Avaliação de Desempenho Baby-Boomers Blog Boas Festas Caráter Caridade Carreira Carreira Saudável CHA Chiavenato Cidadania Cintya Faccioli Cláudio Tomanini Coaching Comédia Corporativa Competência Competências Comportamento Comprometimento Comunicação Comunicador Corporativo Concentração Concurso Público Consultoria Coragem Crescimento Profissional Criatividade Cultura Organizacional Currículo Cursos Daniel Godri Demissão Desenvolvimento Dinâmica de Grupo Disciplina Diversidade E-Learning Economia Educação Educação a Distância Efetividade Eficácia Elegância Empreendedorismo Empreendedorismo Digital Emprego Empresa Ideal Endeavor Entrevista Esperança Estágio Estilo no Trabalho Ética Eventos ExameTV Excelência Facebook Faculdade Família Fator de Sucesso Feedback Felicidade Feliz 2012 Férias Filmes Recomendados Finanças Pessoais Flexibilidade Frases Geração X Geração Y Geração Z Gestão de Pessoas Gestão do Tempo Google Adwords Grandes Líderes Hobby Home Office HSM - Multimídia Humildade iJumper Inclusão Social Independência Financeira Infoproduto Iniciativa Inovação Inspiração Integração Escola de Negócios Inteligência Internet Lição de Vida Liderança LinkedIn Links Patrocinados Livros Recomendados Loite Career Luiz Marins Márcio Mussarela Mário Persona Marketing Marketing Digital Marketing Multinível Marketing Pessoal Maurício Seriacopi Max Gehringer Medo Meio Ambiente Mercado de Trabalho Metas Metodologia MMN Motivação Mudança Negócios Networking Novo Emprego Novo Facebook Oportunidade Oratória Otimismo Paixão Palestras Pão e Circo Parábolas Paradigmas Parceiros Perfil Profissional Persistência Peter Drucker Planejamento Plano B Plano de Ação PNL Polishop Política Primeiro Emprego Problema Processos Produtividade Prof. Menegatti Professor Menegatti Profissões Programa do Jô Projetos Promoções Psicologia Publicidade Qualidade de Vida Qualitymark Recrutamento e Seleção Recursos Humanos Redes Sociais Reflexão Reforma Ortográfica Resiliência Respeito Responsabilidade Social Roberto Shinyashiki Rogerio Martins Saia do lugar Salário Saúde Show Business Sidnei Oliveira Sociedade Solidariedade Solução Sucesso Suely Pavan Superação Sustentabilidade Talento Teatro Tecnologia Teleton201​1 Terceira Idade Tom Coelho Tomada de Decisão TopBlog Trabalhar em Casa Trabalho em Equipe Trainee Treinamento Twitter Vagas Valores Vendas Vida e Carreira Vida no Futuro Vida Pessoal Vida Profissional Vídeos Recomendados Vocação Você Hightech Web 2.0 Workshop