quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Leia: Tenho uma entrevista com um headhunter, como devo agir?

Por Juliana Starosky
Aqui vão algumas dicas para entrevista.

Ao ser contatado por um headhunter para uma entrevista, antes de tudo tenha consciência de que headhunter não é “Deus” apenas tem muita experiência em selecionar e avaliar profissionais, através de perfis comportamentais e técnicos para a oportunidade em seu cliente.

Um profissional pode ser tecnicamente perfeito para determinada oportunidade,mas quando entrevistado infelizmente não fecha com o profissional idealizado para a empresa/cliente, devido ao perfil comportamental.

Outra dica bem reforçada no mercado é vir para entrevista no horário, e se tiver um imprevisto, por favor, ligue para o headhunter para comunicar. Pois, o headhunter segue uma agenda e normalmente sempre é uma correria.

Você já sabe que para uma entrevista, terno, gravata e tudo mais já fazem parte do pacote, você é o produto, então a primeira impressão é a que fica. Tenha um cartão de visita em mãos que tenha um link para sua rede social, assim seu perfil estará sempre atualizado.

Ao falar sobre sua experiência profissional, seja objetivo, procure não ser prolixo. Tenha um raciocínio claro e lógico de suas idéias e projetos desenvolvidos ao longo de sua carreira, como número de pessoas em sua equipe, etc.

Demonstre energia, por mais que esteja no mercado, e é mais do que compreensível o seu momento, é necessário fazer um esforço para causar uma boa impressão.
Investigue com o headhunter a empresa, procure saber o porte, número de funcionários, segmento e atividades a serem desenvolvidas. Tenha certeza de que a oportunidade realmente lhe é interessante.
Ao ser questionado sobre sua saída da empresa e tudo mais, nunca critique a última empresa ou gestor, por mais que tenha seus motivos, precisamos aprender a política de boa convivência, demonstrando assim inteligência emocional.

Esclareça todas suas dúvidas na entrevista, caso o headhunter não tenha sido claro, é seu direito. Após entrevista, tenha certeza de que o headhunter tenha gostado de seu perfil, pergunte se você será apresentado para a empresa cliente e uma expectativa de prazo para um feedback. Isso diminui a ansiedade e faz com que você esteja livre para avaliar outras oportunidades no mercado de trabalho.

Como o mercado brasileiro esta aquecido, deixe claro para o headhunter caso esteja participando de outros processos seletivos e o status da sua evolução no processo, pois a informação será comunicada a empresa cliente.

Você foi comunicado que terá uma entrevista na empresa cliente, que ótimo! Siga as mesmas dicas, boa aparência, se comunique de maneira objetiva, seja claro sobre suas expectativas.

Normalmente um processo seletivo para executivos tem costume de demorar um pouco, entre 2 a 2,5 meses até mais, devido ao negócio. Os demais projetos são rápidos, demoram 1 mês para serem finalizados. Claro, depende do momento econômico/financeiro da empresa/cliente.

Caso você tenha feito todo o processo, entrevista com o headhunter, entrevista na empresa e infelizmente não deu certo. Calma, agora você esta no radar de mais um headhunter que irá lhe contatar caso tenha uma nova oportunidade no mercado de trabalho. 

O mercado funciona assim, não é só perfil técnico e comportamental que decidem uma contratação, é a empatia também. Então, determinada empresa só irá optar por lhe oferecer uma proposta se você causar empatia com o interno gestor contratante.

 Acompanhe em breve:

“Recebi uma proposta de trabalho, como fazer a negociação salarial?”
Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário

TRANSLATOR (TRADUTOR)

Tags

Administração Administração do Tempo Administração e Negócios Ambiente de Trabalho Ano Novo Aprendiz Apresentação Atendimento ao Cliente Aumento Salarial Autoconhecimento Autodesenvolvimento Avaliação de Desempenho Baby-Boomers Blog Boas Festas Caráter Caridade Carreira Carreira Saudável CHA Chiavenato Cidadania Cintya Faccioli Cláudio Tomanini Coaching Comédia Corporativa Competência Competências Comportamento Comprometimento Comunicação Comunicador Corporativo Concentração Concurso Público Consultoria Coragem Crescimento Profissional Criatividade Cultura Organizacional Currículo Cursos Daniel Godri Demissão Desenvolvimento Dinâmica de Grupo Disciplina Diversidade E-Learning Economia Educação Educação a Distância Efetividade Eficácia Elegância Empreendedorismo Empreendedorismo Digital Emprego Empresa Ideal Endeavor Entrevista Esperança Estágio Estilo no Trabalho Ética Eventos ExameTV Excelência Facebook Faculdade Família Fator de Sucesso Feedback Felicidade Feliz 2012 Férias Filmes Recomendados Finanças Pessoais Flexibilidade Frases Geração X Geração Y Geração Z Gestão de Pessoas Gestão do Tempo Google Adwords Grandes Líderes Hobby Home Office HSM - Multimídia Humildade iJumper Inclusão Social Independência Financeira Infoproduto Iniciativa Inovação Inspiração Integração Escola de Negócios Inteligência Internet Lição de Vida Liderança LinkedIn Links Patrocinados Livros Recomendados Loite Career Luiz Marins Márcio Mussarela Mário Persona Marketing Marketing Digital Marketing Multinível Marketing Pessoal Maurício Seriacopi Max Gehringer Medo Meio Ambiente Mercado de Trabalho Metas Metodologia MMN Motivação Mudança Negócios Networking Novo Emprego Novo Facebook Oportunidade Oratória Otimismo Paixão Palestras Pão e Circo Parábolas Paradigmas Parceiros Perfil Profissional Persistência Peter Drucker Planejamento Plano B Plano de Ação PNL Polishop Política Primeiro Emprego Problema Processos Produtividade Prof. Menegatti Professor Menegatti Profissões Programa do Jô Projetos Promoções Psicologia Publicidade Qualidade de Vida Qualitymark Recrutamento e Seleção Recursos Humanos Redes Sociais Reflexão Reforma Ortográfica Resiliência Respeito Responsabilidade Social Roberto Shinyashiki Rogerio Martins Saia do lugar Salário Saúde Show Business Sidnei Oliveira Sociedade Solidariedade Solução Sucesso Suely Pavan Superação Sustentabilidade Talento Teatro Tecnologia Teleton201​1 Terceira Idade Tom Coelho Tomada de Decisão TopBlog Trabalhar em Casa Trabalho em Equipe Trainee Treinamento Twitter Vagas Valores Vendas Vida e Carreira Vida no Futuro Vida Pessoal Vida Profissional Vídeos Recomendados Vocação Você Hightech Web 2.0 Workshop