Para que servem os críticos
*por Tom Coelho
"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)
Sábado, 17 de janeiro, Anhembi, São Paulo. Após 14 anos, Elton John volta ao Brasil para duas apresentações. Eu estava lá.
O show teve início britanicamente às dez da noite e avançou na madrugada de domingo, regado a eventual garoa paulistana. As primeiras canções não empolgaram tanto a plateia, mas quando os principais hits começaram a ser entoados, o público cantou junto e sentiu-se recompensado pelas horas de espera.
Ao término do espetáculo pude notar e ouvir comentários de satisfação de todos os lados. O ídolo pop demonstrou carisma e entregou aos presentes exatamente o que queriam e que era possível oferecer ao longo de mais de duas horas.
No dia seguinte surpreendo-me com críticas nos jornais qualificando a atração como “medíocre e previsível”. Segundo os comentaristas, a “fase mais criativa” do cantor deixou de ser explorada. Quem leu estas opiniões e não esteve no show pode até ter se sentido aliviado por não ter comparecido. Mas quem as leu e participou da apresentação deve ter ficado com a impressão de que o crítico não foi ao mesmo espetáculo...
Eventos musicais, em sua maioria, são apreciados quando desfilam composições consagradas, convidando a interagir, incentivando a acompanhar o vocalista a cada refrão e estimulando a dançar a cada acorde. Claro que há ocasiões, em especial no lançamento de novos trabalhos, nas quais a plateia marca presença preparada para ouvir o novo, desfrutando do talento criativo de seu artista. Definitivamente, não era este o caso na noite do último sábado.
Mas, afinal, o querem os críticos? Ou melhor, qual a função do trabalho que exercem? Para um artista, seja ator, cantor, compositor, escritor etc., lembro-me de Santo Agostinho que dizia: “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem”. Em outras palavras, a crítica sincera, honesta, que aponta caminhos assertivamente, é benéfica e essencial. Favorece a reflexão, age como antídoto para a prepotência e a arrogância. Não apequena, mas eleva.
Entretanto, com olhos voltados para o público, gostaria que os críticos produzissem textos capazes de captar e retratar as emoções em lugar de tentar impor uma retórica pessoal, uma estética pasteurizada e uma verdade absoluta de quem parece ansioso por mostrar-se altivo e “formador de opiniões”.
22/01/2009
Tom Coelho é autor de “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, além de consultor, professor universitário e palestrante. Com formação em Publicidade pela ESPM, Economia pela FEA/USP, especialização em Marketing pela Madia Marketing School e em Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, é mestrando em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente pelo Senac. Diretor da Lyrix Desenvolvimento Humano, Diretor Estadual do NJE/Ciesp e VP de Negócios da AAPSA.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização através do e-mail talento@tomcoelho.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
TRANSLATOR (TRADUTOR)
Tags
Administração
Administração do Tempo
Administração e Negócios
Ambiente de Trabalho
Ano Novo
Aprendiz
Apresentação
Atendimento ao Cliente
Aumento Salarial
Autoconhecimento
Autodesenvolvimento
Avaliação de Desempenho
Baby-Boomers
Blog
Boas Festas
Caráter
Caridade
Carreira
Carreira Saudável
CHA
Chiavenato
Cidadania
Cintya Faccioli
Cláudio Tomanini
Coaching
Comédia Corporativa
Competência
Competências
Comportamento
Comprometimento
Comunicação
Comunicador Corporativo
Concentração
Concurso Público
Consultoria
Coragem
Crescimento Profissional
Criatividade
Cultura Organizacional
Currículo
Cursos
Daniel Godri
Demissão
Desenvolvimento
Dinâmica de Grupo
Disciplina
Diversidade
E-Learning
Economia
Educação
Educação a Distância
Efetividade
Eficácia
Elegância
Empreendedorismo
Empreendedorismo Digital
Emprego
Empresa Ideal
Endeavor
Entrevista
Esperança
Estágio
Estilo no Trabalho
Ética
Eventos
ExameTV
Excelência
Facebook
Faculdade
Família
Fator de Sucesso
Feedback
Felicidade
Feliz 2012
Férias
Filmes Recomendados
Finanças Pessoais
Flexibilidade
Frases
Geração X
Geração Y
Geração Z
Gestão de Pessoas
Gestão do Tempo
Google Adwords
Grandes Líderes
Hobby
Home Office
HSM - Multimídia
Humildade
iJumper
Inclusão Social
Independência Financeira
Infoproduto
Iniciativa
Inovação
Inspiração
Integração Escola de Negócios
Inteligência
Internet
Lição de Vida
Liderança
LinkedIn
Links Patrocinados
Livros Recomendados
Loite Career
Luiz Marins
Márcio Mussarela
Mário Persona
Marketing
Marketing Digital
Marketing Multinível
Marketing Pessoal
Maurício Seriacopi
Max Gehringer
Medo
Meio Ambiente
Mercado de Trabalho
Metas
Metodologia
MMN
Motivação
Mudança
Negócios
Networking
Novo Emprego
Novo Facebook
Oportunidade
Oratória
Otimismo
Paixão
Palestras
Pão e Circo
Parábolas
Paradigmas
Parceiros
Perfil Profissional
Persistência
Peter Drucker
Planejamento
Plano B
Plano de Ação
PNL
Polishop
Política
Primeiro Emprego
Problema
Processos
Produtividade
Prof. Menegatti
Professor Menegatti
Profissões
Programa do Jô
Projetos
Promoções
Psicologia
Publicidade
Qualidade de Vida
Qualitymark
Recrutamento e Seleção
Recursos Humanos
Redes Sociais
Reflexão
Reforma Ortográfica
Resiliência
Respeito
Responsabilidade Social
Roberto Shinyashiki
Rogerio Martins
Saia do lugar
Salário
Saúde
Show Business
Sidnei Oliveira
Sociedade
Solidariedade
Solução
Sucesso
Suely Pavan
Superação
Sustentabilidade
Talento
Teatro
Tecnologia
Teleton2011
Terceira Idade
Tom Coelho
Tomada de Decisão
TopBlog
Trabalhar em Casa
Trabalho em Equipe
Trainee
Treinamento
Twitter
Vagas
Valores
Vendas
Vida e Carreira
Vida no Futuro
Vida Pessoal
Vida Profissional
Vídeos Recomendados
Vocação
Você Hightech
Web 2.0
Workshop
0 comentários:
Postar um comentário